Manifesto Ubiquo

 

Vivemos um momento da humanidade cheio de oportunidades e desafios: a era digital.

Nas últimas décadas, tivemos que nos adaptar e aprender a existir, trabalhar, estudar, se divertir ou se relacionar no mundo real e no mundo digital através de ferramentas e dispositivos que não foram projetados para se adaptar às pessoas, concebidos como usuários que eles tiveram que se adaptar à força para não serem excluídos. 

A dificuldade das pessoas de funcionar em ambientes digitais, localizar as informações necessárias, entendê-las e utilizá-las; somado ao impacto gerado pela explosão da informação, constitui um problema que torna cada vez mais difícil acessar, classificar e discriminar quais dados são importantes ou falsos.

Os serviços digitais se espalharam para a forma como nos relacionamos, como estudamos, acessamos a cultura, o lazer, o consumo ou a participação do cidadão … até mesmo a maneira pela qual idéias religiosas, pensamentos políticos e revoluções se espalham são articulados hoje sobre tecnologia da informação, que foi originalmente projetada para gerenciar a contabilidade da empresa ou pagar a folha de pagamento.

Essa tecnologia gradualmente nos forçou a mudar a maneira como fazemos as coisas, a fim de favorecer os mecanismos de processamento de dados, centralizando a atenção nas máquinas e nos reajustando para obter resultados mais eficientes ou mais rápidos.

Nesta carreira, a tecnologia tornou-se para muitas pessoas um obstáculo, uma barreira, uma lacuna que produz exclusão.

Na Ubiquo Technologies, acreditamos que é hora de colocar as pessoas no centro, entendendo a tecnologia como uma arte a serviço das pessoas:

  1. O mundo digital e o mundo real formam o espaço inseparável em que todas as pessoas realizam suas atividades hoje e trabalhamos para que possam fazê-lo de maneira natural e fluida, sem complexidades ou barreiras.
  2. Nossos projetos combinam ciência, arte e tecnologia para aplicá-lo a diferentes mídias.
  3. Criamos soluções, mas também ferramentas que ajudam outros a criar suas próprias soluções, com foco no futuro. O futuro que queremos criar, sob medida para o ser humano.
  4. Concebemos a realidade como um todo no qual as coisas acontecem, um sistema operacional em que criatividade, aprendizado, diversão e experiências devem estar ao alcance de todos.
  5. A realidade é descentralizada, é múltipla e as pessoas são diversas, em sua identidade e em seu modo de se desenvolver nela, e todos devem poder participar em igual medida. Este é o nosso espaço de vida.
  6. Para desenvolver uma solução universal para todas as pessoas, é necessária uma abordagem multidisciplinar, na qual a dimensão tecnológica não está em posição de preeminência ou subordinação em relação às demais dimensões, mas forma um rizoma: uma imagem de pensamento onde a organização dos elementos não seguem linhas hierárquicas, com uma base ou raiz que dá origem a vários ramos; mas qualquer elemento pode afetar ou afetar qualquer outro. 
  7. Portanto, como não há centro ou ponto de partida, trabalhamos em equipe com um objetivo comum: a inclusão e participação de todas as pessoas em qualquer contexto.

Não impomos soluções, não acreditamos em usuários que precisam se adaptar a dispositivos e tecnologias, restringindo sua capacidade de criar, aprender, trabalhar, se relacionar ou crescer em comunidade. Expandimos a capacidade das pessoas no mundo real e digital, porque as pessoas são sempre pessoas.

Ubiquo Technologies. Humanismo tecnológico